FESTA NA IGREJA
São passados 40 dias do nascimento de Jesus e nova festa na Igreja. Nossa Senhora com São José, para cumprirem o que dizia a Lei de Moisés, dirigem-se ao Templo para oferecê-lo ao Senhor e pagar o resgate simbólico estabelecido ( Ver Ex 13,1-16 e Lc 2,22-40).
Com todo o amor, humildade, obediência, simplicidade, piedade, os pais oferecem o Menino a Deus Pai. A Apresentação do Senhor, do Filho, está unida à Purificação da Mãe.
Por que se usa velas? Porque Cristo é a LUZ DO MUNDO. Ele foi anunciado assim por Simeão:
“Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todo os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo Israel.” (Lc 2, 29-32)
Meditemos...
Que ninguém fique excluído deste esplendor, ninguém insista em continuar mergulhado na noite. Mas avancemos todos resplandecentes; iluminados por este fulgor, vamos todos ao seu encontro e, com o velho Simeão recebamos a Luz Clara e Eterna.
Associemo-nos à sua alegria e cantemos com Ele um hino de ação de graças ao Criador e Pai da Luz, que enviou a Luz Verdadeira e, afastando todas as trevas, nos fez participantes do seu esplendor.
Todos os anos celebramos novamente esta festa, para nunca nos esquecermos Daquele que um dia há de voltar."
"Queridos irmãos e irmãs, nesta festa da Apresentação do Senhor a Igreja celebra o Dia da Vida Consagrada. Trata-se de uma ocasião oportuna para louvar o Senhor e agradecer-lhe pelo dom inestimável que a vida consagrada representa nas suas diferentes formas; é ao mesmo tempo um estímulo a promover em todo o povo de Deus o reconhecimento e a estima por quem se consagrou totalmente a Deus. De facto, como a vida de Jesus, na sua obediência e dedicação ao Pai, é parábola viva do «Deus connosco», também a dedicação concreta das pessoas consagradas a Deus e aos irmãos se torna sinal eloquente da presença do Reino de Deus no mundo de hoje. O vosso modo de viver e de trabalhar é capaz de manifestar sem atenuações a plena pertença ao único Senhor; a vossa entrega total nas mãos de Cristo e da Igreja é um anúncio forte e claro da presença de Deus numa linguagem compreensível para os nossos contemporâneos. É este o primeiro serviço que a vida consagrada presta à Igreja e ao mundo. No meio do Povo de Deus eles são como sentinelas que distinguem e anunciam a vida nova já presente na nossa história.
O Senhor renove todos os dias em vós e em todas as pessoas consagradas a resposta jubilosa ao seu amor gratuito e fiel. Queridos irmãos e irmãs, como círios acesos, irradiai sempre e em toda a parte o amor de Cristo, luz do mundo. Maria Santíssima, a Mulher consagrada, vos ajude a viver plenamente esta vossa especial vocação e missão na Igreja para a salvação do mundo."
Amém!
PAPA BENTO XVI
0 comentários:
Postar um comentário