LIVRES DO IMEDIATISMO


Deus nos criou a sua imagem e semelhança. Nós somos frutos do ápice de amor da Santíssima Trindade. Em Gêneses, Deus cria todas as coisas que estão mais distante d’Ele como o céu, o mar, os seres vivos... e no momento mais sublime, o coração da Santíssima Trindade explodiu de amor e o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus. Somos profundamente amados por Deus.

Hoje as pessoas andam com muito medo, diante de tantos crimes assaltos, perigos nas estradas... E nós vamos ver no Evangelho de São Marcos capítulo 4, que os discípulos também tiveram medo.

“À tarde daquele dia, disse-lhes: Passemos para o outro lado. Deixando o povo, levaram-no consigo na barca, assim como ele estava. Outras embarcações o escoltavam. Nisto surgiu uma grande tormenta e lançava as ondas dentro da barca, de modo que ela já se enchia de água. Jesus achava-se na popa, dormindo sobre um travesseiro. Eles acordaram-no e disseram-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Silêncio! Cala-te! E cessou o vento e seguiu-se grande bonança” (Marcos 4, 35-39).

O inimigo de Deus é conhecido como pai da mentira, ele coloca o tempero do mal nas coisas de Deus, e as coisas más ele tenta nos mostrar como coisas boas, ficamos abalados com esse jogo. Pelo fato de Jesus estar na nossa vida não podemos ter medo.

Os grandes meios de comunicação manipulam os adolescentes que têm medo de não fazerem o que eles mostram. "Ah! Se eu for à Missa todos os dias, o que vão falar de mim?"

Muitas vezes somos criticados por sermos de Deus. Muitos dizem que "não é necessário confessar com tanta frequência". "Por que receber a Eucaristia todos os dias?" Não podemos ter medo, é uma arma do inimigo de Deus para nos combater. O imediatismo é o maior vilão da vida espiritual. Muitas vezes participamos de um encontro e dizemos: "Eu agora não vou falhar mais"; passamos a viver uma vida alienada.

O imediatismo é terrível, o medo nos leva a dar respostas imediatas para problemas profundos que só o Espírito Santo poderá nos libertar.Se nós estivermos ausentes da graça de Deus, não podemos nada. A palavra religião significa ligar a minha vida a Deus. O demônio quer cortar a nossa ligação com Deus, e aí caímos no relativismo. Tudo que for para meu benefício imediato eu aceito, e as pessoas não aceitam mais Jesus crucificado.

Tem pessoas que perdem horas com futilidade. A paixão e morte de Jesus é o grande exemplo daquilo que vai acontecer com os cristãos. No momento em que eu aceito Jesus, eu não posso mais ter medo.

Muitas vezes queremos justificar nossas fraquezas pela razão, e nos distanciamos de Deus. Nessa trajetória de vida caímos no relativismo que tem uma das piores consequências: o individualismo, ou seja, cada um vive por si.

Só Jesus pode nos renovar. Estamos num mundo cheio de angústia, mas não vivo angustiado porque recebo Cristo todos os dias na Eucaristia. Nós precisamos passar de uma fase superficial da nossa fé para uma fase de aprofundamento.

A nossa vida tem que ser baseada na Palavra de Deus, no Catecismo da Igreja Católica. Tem muito católico que muda de religião, mas se foi batizado na Igreja Católica vai ter que ser de Cristo para sempre. Por que muitos mudam de religião? Porque não leem a Palavra de Deus, não estudam o Catecismo e não rezam.

Temos que estar totalmente abertos a Deus para que o Espírito Santo venha sobre nós. Deus me criou a sua imagem e semelhança e me dotou de livre arbítrio para saber escolher entre o bem e o mal. Precisamos do Espírito Santo para saber acolher o que é bom para nossa vida. Eu quero pedir a graça do Espírito Santo para sermos livres do imediatismo, do relativismo e do individualismo para vivermos na fé e na caridade.

Transcrição e adaptação: Willieny Isaias
Frei Giribone Cardoso
Fundador da Obra Missionária Virgem do Carmo Peregrina
Disponibilizado por: Aline, Postulante Mater Crucis.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O Nome “Mater Crucis” sintetiza: Plenitude do Ser Mãe. Maria por sua Maternidade Divina acolhe aos pés da cruz os filhos de Deus dispersos. Como Comunidade, buscamos viver a vida Fraterna, contando com a Providência Divina e nos esforçando na vivência radical do Evangelho.

Passaram por aqui...

Mural de Recados

Formações

About this blog